Falta de água
Sanep leva água em caminhão-pipa ao Laranjal
Falta de água no Areal e na praia do Laranjal fazem Sanep optar por caminhão-pipa
Em Pelotas, o problema de falta de água ou diminuição de pressão em pontos da praia do Laranjal e do Areal está diretamente ligado ao aumento da população e do consumo de água, especialmente nos balneários. A afirmação é do superintendente operacional do Sanep, Eugênio Magalhães. Nos locais mais afetados a autarquia está disponibilizando água através de caminhões-pipa, como foi feito no último final de semana em área da praia.
Magalhães disse que o atraso nas obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo também é determinante. “Com a Estação em funcionamento teríamos um acréscimo de 50% de água tratada à disposição da população.” Segundo o superintendente, o sistema atualmente é interligado e com a ETA São Gonçalo em funcionamento seria possível direcionar a água diretamente da ETA mais próxima das localidades. O volume tratado na atualidade ainda é o mesmo desde 1985: 102 mil metros cúbicos diários. A ETA São Gonçalo, quando estiver pronta, vai produzir 500 litros por segundo, o que corresponde ao abastecimento de 170 mil pessoas pelos próximos 30 anos.
Magalhães atribui o atraso na conclusão da obra à demora nas licenças ambientais, a repasses de recursos e a entraves burocráticos. A ETA São Gonçalo deve ser concluída no segundo semestre do próximo ano.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário